quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A dança dos técnicos




Nem bem acabou a temporada do futebol brasileiro de 2007, e já começou o troca-troca de técnicos dos principais clubes do Brasil. Como é de costume no nosso país, não há planejamento nenhum dos clubes e aqueles que não conseguiram bons resultados em 2007 já trocaram ou estão em processo de mudança de seus comandantes. Sempre a culpa será do treinador, ou será que algum dirigente e presidente de clube irão assumir a culpa pelo mau desempenho e pedirá demissão do cargo?
Difícil não...
Antes mesmo do término do Brasileirão o Goiás, que era forte candidato ao rebaixamento demitiu o seu treinador Marcio Araújo e quem ficou no lugar foi seu auxiliar, que mesmo sem experiência de treinador conseguiu forças e tirou o time da série B.
Mesma força que não teve o Corinthians que foi rebaixado na última rodada, com o técnico Nelsinho Batista. Que acabou demitido dois dias depois do fracasso. O Timão acabou caindo para a segunda divisão contra o Grêmio em Porto Alegre, Grêmio então dirigido então pelo treinador Mano Menezes, que mesmo antes do final da competição já havia informado que não continuaria no comando do tricolor gaúcho em 2008. Justamente o mesmo Mano Menezes que acabou assumindo o comando técnico do Corinthians, depois da queda pra série B e da demissão de Nelsinho Batista.
Poderia ele ter evitado a queda do Timão?
Segundo o diretor de futebol do Corinthians, o ex-zagueiro Santista Antonio Carlos, a conversa entre Mano e Corinthians já durava dois meses. Parabéns pelo profissionalismo!
Quem assume no Grêmio é Vagner Mancine, ex- Paulista de Jundiaí e que estava nos Emirados Árabes.
No Palmeiras, apesar do bom trabalho e quase conseguir a vaga para a Libertadores a diretoria alviverde estranhamente parece que não gostou do trabalho do técnico Caio Junior, que também acabou demitido. Não podendo dar continuidade ao trabalho em longo prazo que tanto pregava no Parque Antártica. Mas Caio não teve o prazer de ficar nem um dia desempregado, momentos depois de sair do Verdão foi anunciado como técnico do Goiás, que conseguiu escapar da segundona.
Os quatro primeiros colocados do Campeonato: São Paulo de Muricy Ramalho, Santos de Lexemburgo, Flamengo de Joel Santana e Fluminense do Renato Gaúcho, deverão manter seus treinadores para 2008, já que conseguiram bons resultados neste ano. O título no caso de Muricy e a vaga na Libertadores para os demais. Destaque para o Joel Santana no Flamengo, que chegou à Gávea com o time na zona de rebaixamento e em uma brilhante arrancada junto com a maior torcida do pais levou o rubro-negro carioca a Libertadores.
Já no Cruzeiro, mesmo conseguindo a quinta posição e também a vaga para a Libertadores o treinador Dorival Junior não agradou e acabou sendo dispensado. A diretoria do Cruzeiro justificou que precisava de um técnico mais experiente para o tornei Sul- Americano, mas trouxe o treinador Adilson Baptista, que tem pouca experiência como técnico de futebol e muita como jogador.
No Atlético Mineiro, Leão não chegou a um acordo financeiro com a diretoria, e por esse motivo acabou pegando o boné e indo embora. Faltou grana para manter a fera!
E para finalizar, a maior surpresa veio de São Januário!
Depois de demitir o eterno Valdir Espinosa, o presidente Eurico Miranda resolveu apostar de vez no baixinho (pego no doping) e o efetivou como treinador-atacante do Vasco da Gama.
Boa sorte e bom trabalho a todos!
Mas a todos, não tenham muita esperança de trabalho a longo prazo, se não tiver resultado em pouco tempo a palavra de ordem todos já conhecem!
Rua!

4 comentários:

G disse...

Parece que os clubes tão querendo planejar desde cedo, talvez a mentalidade dos dirigentes estejam mudando. Esperar pra ver.

Unknown disse...

Os clubes estão tentando mudando a sua rotina , acho que estão se espelhando na Europa , onde muitas vezes um técnico chega a ficar mais de 5 anos no comando de uma equipe.

Unknown disse...

Oi Felipe!! que legal... seu blog já começa a ganhar leitores? Gostei de ver!! Como professora (hehe) não posso deixar de comentar alguns erros. É sempre bom revisar o texto, evitar repetir muitas palavras, e nao "enrolar" muito. Ir direto ao assunto. Exemplo: na matéria sobre a Fonte Nova, só na quinta linha voce fala que a arquibancada ruiu. Mesmo assim, está muito bacana.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Teclado e Mouse, I hope you enjoy. The address is http://mouse-e-teclado.blogspot.com. A hug.